
A base de dados mantida pelo governo da Dinamarca sobre as empresas a operar naquele país foi publicada na Internet por um hacker anónimo. Os registos foram divulgados na forma de ficheiro torrent, através do Pirate Bay, e dizem respeito a cerca de um milhão de empresas públicas e privadas.
Data de constituição, data de registo, tipo, código de área de negócio e data de dissolução (se for o caso), além dos contactos, são alguns dos elementos que constam da informação publicada, segundo o promotor da acção, “em protesto contra as práticas do governo, que utiliza recursos públicos para processar os registos e, depois, cobra pelo seu acesso”.
O hacker refere-se ao facto de o acesso aos dados agora divulgados só estar oficialmente disponível mediante pagamento. "Esta base de dados foi disponibilizada gratuitamente porque é errado que o governo da Dinamarca exija que seus cidadãos forneçam dados para as bases de dados públicas, para depois usar o dinheiro dos contribuintes para reunir, organizar e armazenar os dados, apenas para pedir aos cidadãos que paguem se quiserem aceder a essa mesma informação".
O snapshot foi obtido já este verão, através de uma recolha sistemática dos dados, a partir do site cvr.dk, refere a nota que acompanha a publicação.
O mesmo texto explica que, embora as autoridades informem que há apenas 550 mil empresas na Dinamarca, a base de dados contém um milhão de registos, por incluir informação sobre as empresas entretanto encerradas.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Garmin Connect+ traz novas funcionalidades e aposta na IA para personalizar os treinos -
Site do dia
Transforme as suas apresentações e dê mais vida às ideias com a Napkin -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários