Pela primeira vez, este ano os democratas norte-americanos que estejam a viver fora do país de origem vão poder votar online nas eleições primárias das presidenciais dos Estados Unidos.



Para isso, os eleitores terão de ser cidadãos dos Estados Unidos, residentes no exterior e membros da Democrats Abroad, uma organização formada maioritariamente por voluntários democratas que vivem fora dos EUA, ou eleitores com a mesma orientação política que se inscrevam para votar no site http://www.votefromabroad.org antes do início do próximo mês.



Os membros registados irão receber uma identificação pessoal da Everyone Counts, uma empresa de São Diego que irá acompanhar as eleições online, tal como aconteceu em 2003 e 2007 no Reino Unido.



As votações primárias têm início no próximo dia 5 de Fevereiro e duram até dia 12 do mesmo mês. No processo, os eleitores podem escolher o candidato votando online ou através de fax, mail ou pessoalmente, em mesas de voto colocadas em mais de cem países.



A Democrats Abroad acredita que a iniciativa será bem recebida pelos mais de seis milhões de norte-americanos que vivem fora do seu país de origem. Com uma taxa de erro mínima e protegida contra falhas de segurança, a votação online deverá fazer com que a taxa de abstenção diminua, frisa a organização.



Para os emigrantes republicanos, as primárias são vividas de forma diferente. Uma vez que, desde 2003, o Republicans Abroad não faz parte do Comité Nacional Republicano, a entidade responsável por organizar a convenção que selecciona o candidato republicano.



Por isso, os republicanos que vivem fora dos EUA não poderão votar online ou pessoalmente. Ao invés disso, deverão ir ao site da organização e fazer o download da aplicação de voto para depois a preencher de acordo com o estado a que pertencem. No final, deverão enviar o formulário para o endereço de votação oficial. Em alguns estados é também admitida a entrega do formulário no consulado norte-americano.



Notícias Relacionadas:

2002-04-11 - Eleitores britânicos vão a votos utilizando o telemóvel e a Internet

2002-03-22 - França testa voto electrónico nas próximas eleições presidenciais