No passado mês de Dezembro, 46,8 por cento dos internautas com mais de 15 anos utilizaram a ligação à Internet a partir de suas casas para acederem a sites bancários. O valor traduzido em 509 mil indivíduos mostra um acréscimo de 2,4 por cento relativamente a Novembro, segundo os dados do Netpanel da Marktest.



Em média, foram 80 mil os internautas que diariamente visitaram este género de sites no período analisado, consultando, no total, mais de 41 milhões de páginas. Estes números representam um acréscimo mensal de, respectivamente 6,7 por cento e de 1, 5 por cento.



O tempo mensal de navegação ultrapassou as 296 mil horas, numa média de 9.569 horas por dia e 35 minutos por utilizador, diz a Marktest. Relativamente ao mês anterior, registou-se um aumento de 2,1 por cento no tempo de navegação e uma descida de 1,2 por cento no tempo médio diário. O tempo médio por utilizador manteve-se inalterado face ao mês precedente.



Com 243 mil utilizadores únicos, o domínio cgd.pt continua a liderar o top de sites bancários, registando um acréscimo de 5,2 por cento comparativamente a Novembro. Ocupando a segunda posição, o domínio millenniumbcp.pt registou 182 mil utilizadores únicos, com um aumento de 7,7 por cento face ao mês anterior. O terceiro lugar pertenceu em Dezembro ao bes.pt, com 96 mil utilizadores únicos, mostrando uma subida de 14,3 por cento relativamente a Novembro.



Quanto ao número de páginas visitadas, o top é igualmente encabeçado pelo domínio cgd.pt, que regista mais de 20,3 milhões, mais 8,3 por cento que no mês anterior. O millenniumbcp.pt ocupa igualmente a segunda posição, com 8,5 milhões, subindo 8,7 por cento relativamente ao mês anterior, enquanto o bpinet.pt arrecada a terceira posição, embora protagonizando a maior descida face a Novembro, com menos 34,7 por cento de páginas visitadas, num total pouco acima das três milhões de páginas visitadas. Nesta tabela, a maior subida relativamente a Novembro coube ao domínio totta.pt, que cresceu 67 por cento.



Por grupos financeiros, a análise atribui ao grupo CGD a liderança em número de utilizadores únicos (243 mil, em Dezembro) e em número de páginas visitadas (mais de 20 milhões), sendo o segundo lugar ocupado pelo Grupo BCP, que, registou 188 mil utilizadores únicos e 9,1milhões de páginas no período analisado, e o terceiro ao Grupo BES, que regista 109 mil utilizadores únicos e 2,6 milhões de páginas visitadas.



Notícias Relacionadas:

2004-11-22 - Acesso doméstico a sites bancários quebra ligeiramente em Outubro

2004-07-04 - Em Junho 514 mil portugueses acederam à banca online a partir de casa