Com mais de 7 milhões de utilizadores registados e 81 milhões de consultas realizadas no último mês, o Portal das Finanças tem vindo a ser melhorado para garantir um acesso mais fácil à informação. Agora a DGCI lançou uma Agenda Electrónica, personalizada para cada contribuinte, que permite manter os impostos em dia.

O acesso a esta nova funcionalidade só está disponível para utilizadores registados, depois de autenticados no site, e permite consultar e gerir as obrigações fiscais futuras, assim como o histórico das acções realizadas no último ano com a Administração Fiscal. As datas de entrega dos impostos estão entre a informação obrigatória, ajudando a reduzir a atrasos por falta de informação.

O sistema tem ainda planeada uma segunda fase, em que a Agenda permitirá adicionar dados do interesse do contribuinte, como por exemplo a entrega de petições e o cumprimento de outras obrigações fiscais, numa personalização mais aprofundada. Está ainda previsto um sistema de alerta por email e SMS do prazo destas obrigações e a possibilidade de agendar reuniões com os serviços da DGCI através desta ferramenta.

Para já a agenda inclui informação relativa aos dados de cadastro, IRS, IMI e IUC, sendo posteriormente alargada a outras áreas.

Embora a informação seja apresentada em forma de calendário, os contribuintes têm acesso a um serviço que apresenta uma lista, por ordem cronológica, dos acontecimentos que estão ligados à sua situação fiscal.

Actualmente o Portal das Finanças é já um dos meios de interacção privilegiada entre os contribuintes e a administração fiscal, não só no acesso à informação mas também no cumprimento das obrigações e entrega das declarações de impostos. Em 2010 foram entregues através da Internet mais de 9 milhões de declarações, sendo que cerca de 4 milhões são relativas ao Imposto sobre o Rendimento Singular (IRS).