Entre o primeiro e segundo trimestre deste ano 58 mil novos clientes aderiram aos serviços de banda larga, aumentando em 4,8 por cento o número de subscritores do serviço, revela a Anacom.



De acordo com os números do regulador o crescimento é ainda mais expressivo numa comparação com o período homólogo, onde se regista um crescimento de 29,2 por cento para os 1,331 milhões. O número aumenta para 12,6 por cento a penetração da tecnologia no total da população.



A grande maioria dos assinantes de serviços de Internet são assim clientes de serviços de banda larga, sendo que apenas 207 mil clientes se mantêm fieis à banda estreita.



O ADSL mantém-se a tecnologia favorita de quem contrata serviços de banda larga com 826 mil clientes no final do trimestre, contra os 503 mil clientes dos serviços de cabo.



A primeira tecnologia foi aliás a que mais cresceu em número de novos assinantes no período em análise, registando uma evolução de 7,5 por cento face aos 0,2 por cento no cabo.



No segmento residencial a banda larga chega a 1,079 milhões de utilizadores, num crescimento de 4 por cento face ao trimestre anterior, por oposição ao decréscimo de utilizadores de banda estreita onde se regista uma quebra de 16 por cento.



O segmento não residencial tinha no fim de Junho 270 mil clientes, mais 6,3 por cento que no trimestre anterior.



No trimestre, a PT perdeu 2 por cento de quota no mercado na banda larga passando a controlar 73,7 por cento do mercado.



De acordo com a Anacom existiam no final do trimestre 38 prestadores de serviço habilitados para oferecer soluções de banda larga, dos quais 28 estavam em actividade, o mesmo número aliás que no trimestre anterior.



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