Está a ser preparado pelo Ministério da Justiça um diploma que prevê que os operadores de telecomunicações passem a ser obrigados a disponibilizar às autoridades policiais e de investigação informações transmitidas através da Internet, onde se incluem todos os movimentos dos internautas no ciberespaço, desde que considerados úteis para investigação criminal.
O documento que Celeste Cardona, Ministra da Justiça, quer ver em funcionamento ainda durante o primeiro trimestre deste ano está a levantar polémica e conta já com um primeiro parecer desfavorável da Comissão Nacional de Protecção de Dados e o repudio de alguns especialistas.
Germano Marques da Silva, perito em direito constitucional, justifica a inconstitucionalidade do diploma recorrendo ao número 4 do artigo 34 da Constituição segundo o qual é "proibida toda a ingerência das autoridades públicas nas telecomunicações", explicou o especialista em declarações à TSF.
Ainda assim, Celeste Cardona admitiu na sexta feira que o diploma está praticamente concluído e deverá ser apresentado na Assembleia da República no curto prazo. Aí será votado e receberá um novo parecer da Comissão Nacional de Protecção de Dados, que terá de aprovar o seu conteúdo.
Notícias Relacionadas:
2004-01-12 - Funcionários do Ministério da Justiça com assinatura digital até 2005
2003-11-07 - Decreto-lei para o comércio electrónico "desresponsabiliza" ISPs
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Dynasty Warriors: Origins tem ação massiva com milhares de soldados no ecrã -
App do dia
High Seas Hero desafia a sobreviver no alto mar -
Site do dia
Reviva os momentos de Game of Thrones num jogo de estratégia para browser -
How to TEK
Google Maps pode ser transformado numa “máquina do tempo”. Veja como
Comentários