O domínio de topo lançado no ano passado para identificar projectos, empresas e organismos de base europeia fechou o seu primeiro ano de actividade com quase 2,5 milhões de sites registados. A boa adesão ao domínio tornou-o no terceiro com mais registos na Europa, só ultrapassado pela Alemanha e pelo Reino Unido, indica um documento de balanço do EURid, entidade gestora.



O sucesso do domínio de topo mantém taxas de crescimento em todos os países da UE e assume hoje maior expressão nos Estados-membros mais populosos. Portugal está na segunda metade da tabela com uma taxa de 0,48 por cento de domínios registados em .eu face ao total da população portuguesa e de 2,31 por cento, face ao total da população europeia. A Alemanha lidera a tabela de registos e a Eslovénia encerra, com o menor número de sites registados em .eu.



Ainda no que se refere aos registos efectuados ao longo deste primeiro ano de acesso generalizado ao .eu, o pico foi atingido em Abril do ano passado, no primeiro mês de acesso livre, quando foram registados 76 nomes de domínio por segundo.



Os números disponibilizados revelam ainda que em Janeiro deste ano 78 por cento dos nomes de domínio conduziam a um site em funcionamento ou a um servidor de email. Mostram igualmente que desde a abertura ao público o .eu deu origem a 729 casos de litigio, dos quais 445 foram resolvidos em 2006. Os restantes transitaram para 2007.



O .eu começou a ser preparado em 1999 mas só a 7 de Abril de 2006 ficou disponível para registo por qualquer individuo ou organização. Pelo caminho encaixam-se vários passos de preparação da entrada em funcionamento do domínio de topo e várias fases da sua implementação.



Das restrições de utilização a organismos públicos nacionais, o .eu passou para a gestão do Internet Domain Name System em Março de 2005, altura em que ficou disponível para qualquer entidade, desde que detentora de nomes e marcas que gozassem de algum tipo de protecção legal. A abertura sem restrições teve lugar apenas no ano passado e ocorreu já com um milhão de sites registados.



Notícias Relacionadas:

2006-07-25 - EURid suspende 74 mil domínios e processa 400 registrars

2007-02-23 - EURid abre código de conduta de registo .eu para consulta pública

2006-10-06 - EURid levanta suspensão de 74 mil domínios ".eu" por ordem do tribunal