O Governo britânico está a ponderar restringir o acesso à Internet dos utilizadores que descarreguem ou troquem conteúdos protegidos por direitos de autor de forma ilegal.

A EFE reporta que Peter Mandelson, responsável pela pasta britânica dos Negócios, anunciou que o seu Ministério está a estudar a adopção de algumas medidas técnicas contra a pirataria online.

Com o novo projecto, o Executivo quer acelerar a luta contra o download ilegal, depois de no passado mês de Junho ter anunciado que a Ofcom, a entidade reguladora do sector das telecomunicações, iria ganhar mais poderes para actuar contra os Internautas recorrentes neste tipo de acção, numa iniciativa que contudo só ganharia forma em 2012. "As ideias apresentadas agora permitem, potencialmente, tomar medidas mais cedo", justificaram os responsáveis governamentais .

Entre as propostas de "combate" agora divulgadas estão o bloqueio do acesso a sites P2P, a redução da velocidade da banda larga ou o corte temporário da Internet.

Esta última medida seria adoptada apenas "como último recurso", garante o Ministério dos Negócios britânico, que diz estar a ponderar as sugestões feitas pelos utilizadores e pelos players do sector antes da decisão definitiva.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.