
O serviço Viriato permite aos editores portugueses comercializarem os livros em formato de ebook nas principais plataformas de distribuição a nível mundial. A parceria feita entre a empresa portuguesa Marka e o distribuir europeu EUEBOOKS levam as obras nacionais a mais de 170 países.
Com o acesso ao Viriato os livros digitais ficam disponíveis em agregadores mundias de ebooks como o Ingram ou o Gardners, bem como em algumas das principais lojas de livros online como a da Amazon, da Apple e da Barnes & Noble.
A solução apresentada em parceria pela Marka e pelo EUEBOOKS permite uma maior audiência aos editores nacionais sem que para isso estejam associados os custos dos retalhistas e dos distribuidores.
Vender ebooks em cinco minutos
As mesmas entidades têm um segundo projeto chamado Astrolábio que possibilita a comercialização autónoma de obras criadas, sejam elas livros, ensaios ou artigos científicos, e que não implicam o investimento num servidor de gestão de direitos digitais (DRM).
O DRM do Astrolábio que é baseado no servidor de conteúdos da Adobe permite aos editores especificarem três fatores de utilização relativamente aos textos publicados: tempo de utilização, número de páginas impressas e número de páginas que podem ser copiadas. Toda a gestão do serviço é feita através da Internet com o recurso a um browser.
Os ficheiros submetidos no astrolábio devem estar em formato PDF ou ePUB e ficam disponíveis na plataforma da EUEBOOKS entre três a cinco minutos, segundo revela a Marka em comunicado de imprensa.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários