O subgrupo de eGovernment do eEurope Advisory Group reuniu-se esta semana, pela terceira vez, em Amesterdão (Holanda) com o objectivo de projectar o desenvolvimento das políticas de Governo electrónico para lá de 2005. Da reunião saíram uma série de recomendações para a modernização e estímulo da inovação nas Administrações Públicas até 2010.



Incentivada pela presidência Holandesa da União Europeia, a reunião juntou representantes de países europeus na revisão da estratégia de Lisboa e da iniciativa eEurope 2005.



Entre as recomendações destaca-se o facto do eGovernment dever cumprir a promessa de ser o catalisador da inovação nos Estados-membros. O grupo alinha também indicações já apontadas anteriormente, como a necessidade de uma administração moderna e inovadora para cumprir os objectivos de transformar a Europa na mais competitiva sociedade baseada em conhecimento até 2010, a colocação dos cidadãos e das empresas no centro da estratégia de Governo electrónico e ainda a focagem na forma como a AP deve ser transformada para atingir esses objectivos.



O grupo de trabalho pretende ainda que sejam definidas metas comuns a atingir até 2010, contribuindo para reduzir o peso administrativo actual na vida dos cidadãos e empresas através do inventivo aos serviços públicos online.



O documento salienta ainda que a Europa está bem colocada para conseguir ter uma administração pública de qualidade mundial, necessária para se manter competitiva e tornar-se um local interessante para viver, trabalhar e investir.

Notícias Relacionadas:
2004-05-10 - Canadá lidera ranking da Accenture para o eGov pela quarta vez consecutiva