Foi através de uma série de tweets que Elon Musk anunciou o rebranding do Twitter. "Em breve, vamos dizer adeus à marca Twitter e, gradualmente, a todos os pássaros azuis", disse.

Segundo o próprio, a plataforma passará a ser conhecida por "X". A mudança de logo estava planeada para este último domingo, mas à hora do fecho deste artigo, tal ainda não tinha acontecido.

Elon Musk fixou entretanto na sua conta um logotipo proposto por Sawyer Merritt

Musk comunicou a mudança aos trabalhadores da rede social no sábado à noite e afirmou, nessa mesma mensagem, que aquele era o último email que enviaria a partir de um endereço do Twitter.

Questionado sobre a forma como vão agora ser designados os tweets, Elon Musk responde apenas "x's"

O empresário tem demonstrado preferência pela insígnia "X", ao longo da sua carreira. Em 1999, co-fundou uma fintech chamada x.com, recentemente anunciou a criação da xAI, um fundo de investimento especializado em projetos de inteligência artificial, e foi também há algumas meses que a holding do Twitter se transformou na X Corp. E não nos esqueçamos da SpaceX, claro, também ela fundada por Musk no início do século.

Elon Musk acredita que o rebranding pode ajudar o Twitter a transformar-se numa app mais ampla, com várias funcionalidades. Apesar de nunca ter especificado o que queria dizer com isto, muitos acreditam que esteja nos seus planos aproximar esta plataforma de outras como o WeChat, a aplicação móvel mais popular da China, onde, para além das funcionalidades sociais, é possível trocar mensagens e efetuar pagamentos.

#RIPTwitter: Comunidade reage com memes a decisão de Elon Musk limitar a leitura de publicações no Twitter
#RIPTwitter: Comunidade reage com memes a decisão de Elon Musk limitar a leitura de publicações no Twitter
Ver artigo

Abandonar a marca "Twitter" será, apesar de tudo, um risco. A empresa já enfrenta alguns problemas de rentabilidade, face à migração de muitos anunciantes para outras plataformas e uma transformação desta envergadura pode ferir ainda mais a reputação da marca. Por outro lado, um afastamento do nome e da atual imagem, pode ajudar Musk a limpar a rede social das polémicas dos últimos meses.