À medida que professores e alunos se vão adaptando ao formato das aulas à distância devido à pandemia de COVID-19, a Google tem vindo a lançar uma série de novas ferramentas digitais para tornar a aprendizagem mais interativa. Depois de ter incluído novas “lições virtuais” na funcionalidade de pesquisa com realidade aumentada, a gigante de Mountain View quer dar uma ajuda a resolver os TPC de matemática através da Google Lens.

Embora não indique quando é que a funcionalidade estará disponível, a Google explica que para usá-la é apenas necessário tirar uma fotografia à página dos trabalhos de casa e assinalar as equações ou problemas matemáticos em que tem dúvidas. Com recurso à tecnologia usada na Socratic, a aplicação apresenta depois guias de resolução detalhados e instruções passo-a-passo.

A nova função de A nova função de
créditos: Google

Além da introdução do “explicador” virtual, vão chegar à a funcionalidade de pesquisa com realidade aumentada mais de 100 objetos em 3D relacionados com a área da ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM, na sigla em inglês). Poderá, por exemplo, explorar a composição de um átomo ao mesmo tempo que o vê a “pairar” na sua sala de estar.

A pesquisa com realidade aumentada da Google quer tornar as aulas de ciência ainda mais interessantes
A pesquisa com realidade aumentada da Google quer tornar as aulas de ciência ainda mais interessantes
Ver artigo

Mas não é tudo: na “calha” está também a Read Upon. A aplicação foi pensada para ajudar os mais novos a ganhar o gosto pela leitura através de uma “amiga” virtual, a Diya, que usa tecnologias de transformação de texto em discurso e de reconhecimento de voz para encorajar as crianças.

As novas ferramentas, que contam ainda a Family Link, uma aplicação de controlo parental, incluem-se na iniciativa The Anywhere School que tem como objetivo facilitar a adaptação às aulas online, preparando professores, estudantes e pais para o próximo ano letivo.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.