A Europol vai contar com um apoio de origem portuguesa no combate ao cibercrime. A polícia europeia celebrou um memorando de entendimento com a AnubisNetworks, uma subsidiária do grupo especializado em segurança online BitSight, que passa a trabalhar lado a lado com a força de autoridade a partir desta terça-feira.

Segundo o comunicado enviado à imprensa, o memorando baseia-se no "combate à ameaça global do cibercrime, intercâmbio de conhecimentos, dados estatísticos e outras informações estratégicas" entre a AnubisNetworks e o Centro Europeu da Cibercriminalidade, da Europol.

Em outubro do ano passado, a gigante norte-americana Bitsight, especializada na avaliação de outras empresas através de security rankings, adquiriu o total do capital da subsidiária portuguesa. Uma das ferramentas da AnubiNetworks que poderá ser útil é o Cyberfeed, uma opção que executa o controlo de ameaças relacionadas com botnets ou malware em tempo real.

"Esta cooperação irá melhorar ainda mais a nossa capacidade de identificar os criminosos mais ativos que estão por trás do desenvolvimento e distribuição de malware", avançou Paul Gillen, chefe de operações da Europol.

Esta não será a primeira vez que a empresa nacional colabora com forças de segurança, depois de ter sido dado apoio ao FBI para desmantelar uma rede de botnets em junho de 2014.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.