
A Europol vai contar com um apoio de origem portuguesa no combate ao cibercrime. A polícia europeia celebrou um memorando de entendimento com a AnubisNetworks, uma subsidiária do grupo especializado em segurança online BitSight, que passa a trabalhar lado a lado com a força de autoridade a partir desta terça-feira.
Segundo o comunicado enviado à imprensa, o memorando baseia-se no "combate à ameaça global do cibercrime, intercâmbio de conhecimentos, dados estatísticos e outras informações estratégicas" entre a AnubisNetworks e o Centro Europeu da Cibercriminalidade, da Europol.
Em outubro do ano passado, a gigante norte-americana Bitsight, especializada na avaliação de outras empresas através de security rankings, adquiriu o total do capital da subsidiária portuguesa. Uma das ferramentas da AnubiNetworks que poderá ser útil é o Cyberfeed, uma opção que executa o controlo de ameaças relacionadas com botnets ou malware em tempo real.
"Esta cooperação irá melhorar ainda mais a nossa capacidade de identificar os criminosos mais ativos que estão por trás do desenvolvimento e distribuição de malware", avançou Paul Gillen, chefe de operações da Europol.
Esta não será a primeira vez que a empresa nacional colabora com forças de segurança, depois de ter sido dado apoio ao FBI para desmantelar uma rede de botnets em junho de 2014.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Julien Roux desafia a gravidade a 4.823 metros de altitude numa linha suspensa entre dois balões -
App do dia
Faça guias personalizados para ouvir enquanto explora novos destinos com a Mapondo -
Site do dia
Quer ajudar a descobrir os segredos do Universo? Galaxy Zoo tem novas imagens do James Webb -
How to TEK
Está na altura de comprar um novo portátil? 5 sinais de alerta que não deve ignorar
Comentários