Desde ontem que os membros do Facebook têm à disposição uma nova aplicação que lhes permite "rebentar" com perfis de amigos e desconhecidos. As bombas são portuguesas e os seus efeitos podem ser "engraçados, sedutores ou malvados", dizem os criadores.

A novidade chama-se BombExpress e é a primeira incursão da dJomba nos jogos de interacção social para o Facebook - anteriormente a empresa tinha já desenvolvido outro, integrado numa campanha publicitária da Brisa, mas que não exigia a participação de vários jogadores.

A empresa, que se dedica ao desenvolvimento de conteúdos multimédia e de marketing digital, garante ser a "primeira empresa portuguesa a criar um jogo próprio, exclusivamente concebido para funcionar nesta rede social".

[caption]BombExpress[/caption]

A lógica é simples: receber e enviar bombas relógio antes que estas nos rebentem nas mãos, ou neste caso no perfil. Isto porque, embora os seus efeitos sejam inofensivos - provocando, no máximo, alguma animação no mural - de cada vez que uma bomba enviada pelo jogador explode, este recebe pontos pela explosão e pelo número de jogadores pelos quais ela passou até rebentar (e tem acesso a uma lista com os nomes dos mesmos).

No início, cada jogador dispõe apenas de uma bomba que pode enviar aos seus amigos directos - mas que pode acabar a viagem no perfil de um completo desconhecido. Ao acumularem pontos e passarem de nível passam a poder enviar várias bombas em simultâneo - e semear o caos.

[caption]BombExpress[/caption]

Contactado pelo TeK, o digital marketing manager da dJomba, Pedro Vieira, contou que a aplicação está a ser desenvolvida desde o início do ano, tendo sido testada por cerca de 400 utilizadores.

Actualmente em fase beta, o jogo será objecto de actualizações regulares, com a disponibilização de novas bombas, funcionalidades e opções, promete a empresa.