O prazo para entrega da declaração de impostos por parte dos trabalhadores por conta de outrem termina a 30 de Abril, e a Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas (OTOC) já alertou para as falhas que o sistema pode ter em momentos de pico, que aliás se têm registado nos últimos anos.

Segundo declarações à TSF, a Ordem afirma que os contribuintes não estão a conseguir entregar as declarações de IRS no Portal das Finanças, porque o sistema não funciona.

Também o Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos explicou à mesma fonte que os contribuintes não devem adiar a entrega do imposto, antecipando o recurso ao portal para evitar problemas de indisponibilidade.

O ministério já garantiu que não há problemas no site e que foram desactivadas funcionalidades menos utilizadas nesta altura para garantir que o sistema continua a funcionar mesmo com o aumento de acessos esperados com o aproximar da data final de submissão.

No próprio Portal das Finanças pode ler-se que "De forma a agilizar a submissão das declarações de IRS referentes ao ano de 2013 foram suspensos alguns serviços não essenciais à entrega das mesmas (comprovativos e alertas de dívidas)".

Em várias ocasiões a Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas tem alertado para o facto do sistema das Finanças estar obsoleto e não suportar de forma eficaz o aumento da procura destes períodos.

As Finanças têm incentivado os contribuintes a utilizar a Internet para a entrega de imposto, beneficiando de um prazo mais alargado e de reembolsos mais rápidos, para além do auxílio ao preenchimento de alguns dados nas declarações de impostos.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico