A utilização da blogosfera tem sido alvo de diversos debates que focam, principalmente, a necessidade de se criar uma conduta para a boa utilização destes espaços online, dez anos após o seu aparecimento.



De acordo com uma notícia avançada pelo New York Times, vários especialistas da área, incluindo Jimmy Wales, o criador da Wikipedia, reuniram-se e expressaram o desejo de banir da Internet todos os "blogs desagradáveis" e que não se adeqúem ao espírito original associado ao conceito de blogs.



Na semana passada, Tim O'Reilley, conhecido por popularizar o termo Web 2.0, juntou-se a Wales com o objectivo de começarem a ser traçadas as normas que definem as boas práticas na blogosfera.



Entre as práticas propostas destaca-se a necessidade de impedir a publicação de comentários anónimos em blogs e outras páginas que permitam a entrada de opiniões dos utilizadores, como os jornais online. Os comentários difamatórios e de ameaças também devem ser abolidos, escreve o mesmo jornal.



Ambos os criadores da possível conduta publicaram nas suas páginas pessoais algumas recomendações para os autores dos blogs. As normas estão sujeitas a avaliação dos internautas para que se chegue, o quanto antes, a um "acordo comum".



Neste sentido, os "mandamentos" do bom blogger assentam em premissas como a responsabilidade do autor perante os comentários de são publicados, a tolerância de cada um para os comentários abusivos e controversos, a eliminação de opiniões anónimas e a notificação de todos os que ultrapassam os limites impostos pelo autor. O incentivo à conversação offline está também previsto no código proposto pelos dois autores.



Actualmente existem cerca de 70 milhões de blogs, com cerca de 1,4 milhões a serem actualizados diariamente, dizem os números da Technorati.

Notícias Relacionadas:

2006-03-31 - Dois terços dos utilizadores de Internet portugueses acedem a blogs

2006-02-09 - Número de blogs duplica a cada seis meses