A WiFi4EU é uma proposta que foi avançada pela Comissão Europeia durante o discurso do Estado da União proferido por Jean-Claude Juncker em setembro e que tem como propósito disponibilizar internet de alta-velocidade sem fios e gratuita em todos os parques, praças, edifícios públicos e bibliotecas no bloco europeu.

No dia 2 de dezembro, os ministros europeus com a tutela das telecomunicações expressaram a sua aprovação relativamente a uma primeira versão daquele que será o plano da União Europeia para disseminar a internet por todas as cidades dos vários países do continente.

A CE prevê que a primeira fase de candidaturas à WiFi4EU tenha início antes do verão de 2017, altura em que os governos municipais poderão concorrer ao programa para implementação de infraestruturas de internet sem fios nas respetivas cidades.

A instalação dos equipamentos será financiada pela União Europeia, ao abrigo deste programa, mas os custos operacionais terão de ser suportados pela autoridade local.

A WiFi4EU tem um orçamento de 120 milhões de euros, a ser aplicado entre 2017 e 2019, e aguarda agora a aprovação formal por parte dos Estados-membros e por parte do Parlamento Europeu.

A Comissão Europeia estima que entre 6.000 e 8.000 comunidades locais vão poder tirar partido deste programa de modernização europeia.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.