Os cidadãos europeus e dos restante grupo de países que fazem parte do programa "visa-free" promovido pelo governo norte-americano vão poder testar o futuro sistema de segurança para o controlo de entradas de estrangeiros a partir da próxima sexta-feira.




Denominado Electronic System of Travel Authorization, ou ESTA, o novo sistema entra em funcionamento em Janeiro de 2009 e compreende o preenchimento online de formulários, substituindo o antigo preenchimento em papel para os viajantes que não necessitam de visto para entrar nos Estados Unidos. Os requerentes terão de submeter a informação via Internet com pelo menos três dias de antecedência face à viagem.




A maior parte dos formulários serão aprovados em 24 horas, garantem as entidades norte-americanas. Aqueles que virem o seu pedido recusado terão de requerer um visto ou procurar a ajuda de uma embaixada daquele país.




O ESTA, que começará a funcionar em pleno a partir de Janeiro de 2009, permite ao governo dos Estados Unidos "conhecer" os viajantes que acolherá e funcionará em substituição do actual sistema em papel, garantem as autoridades, e não como uma medida restritiva adicional.





Notícias Relacionadas:


2007-07-26 - EUA vão guardar dados de europeus que visitem o país por 15 anos

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.