O Parlamento Europeu aprovou ontem um relatório sobre a concentração e pluralismo dos meios de comunicação europeus. Os deputados pedem um debate aberto sobre as questões relacionadas com o estatuto dos blogs e defendem a protecção dos direitos de autor dos media na Internet.

O relatório final, aprovado com 307 votos a favor face 262 contra, não aprova totalmente a petição de Marianne Mikko, deputada socialista responsável pelo artigo, que pedia a clarificação do estatuto dos blogs para que lhes fossem aplicadas as mesmas regras que se exigem aos meios de comunicação online.

No entanto, os deputados consideram importante que seja celebrado um debate aberto sobre todas as questões relacionadas com o estatuto dos blogs, catalogados como uma das formas mais activas, actualmente, da liberdade de expressão na rede.

O mesmo relatório também pede que sejam tomadas medidas quanto à identificação dos conteúdos nos media online, para que as fontes sejam identificadas sempre que são citados em trabalhos elaborados por terceiros.