Denominado "Facebook Zero", e realizado pela Ogilvy, a análise revela uma quebra do alcance médio dos conteúdos não pagos pelas marcas de 12,05% para 6,15% entre outubro de 2013 e fevereiro de 2014.

Os números são mais acentuados quanto mais fãs têm as páginas, ou seja, das 23 páginas analisadas com mais de 500 mil fãs, o alcance médio das publicações orgânicas em fevereiro foi de 2,11%, face aos 4,04% registados em outubro do ano passado.

"A tendência de quebra no impacto dos posts orgânicos tem sido evidente desde finais de 2012, um tema cada vez mais preocupante para os marketeers", refere a Ogilvy. "A curto prazo, e sem investimento provavelmente nenhum fã verá as mensagens das marcas", alertam os promotores do estudo, que envolveu uma análise a todas as páginas geridas, a nível mundial, pelas equipas da empresa.

Independentemente das intenções por detrás das mudanças operadas pelo Facebook, e confirmando-se a perda de impacto dos conteúdos publicados pelas marcas, há especialistas a apontarem formas para contrariar esta tendência, assim como o apelo ao investimento em conteúdos pagos.

Patrícia Teixeira, da Jump, e Sérgio Gonçalves, da Live Content, deixaram os seus conselhos no artigo do TeK Saiba como contrariar a perda de alcance das páginas no Facebook.

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