Uma das técnicas de espionagem das agências de inteligência dos EUA passa alegadamente pelo pedido de acesso às palavras-passe dos utilizadores em vários serviços de Internet, acompanhadas dos algoritmos de encriptação dessas passwords. Até as perguntas secretas e respostas definidas pelos utilizadores tentam ser obtidas por organizações como a NSA e o FBI.

O relato é avançado pelo CNet que cita duas fontes que já trabalharam na indústria dos serviços de Internet e que pediram para ficar no anonimato. Caso as informações sejam verdadeiras, os serviços secretos norte-americanos têm tentado obter acesso direto às contas pessoais de várias pessoas, um método que se junta ao controlo das telecomunicações realizadas a milhões de utilizadores.

As mesmas fontes garantem que as gigantes tecnológicas têm resistido sempre a este tipo de pedidos, mas não garantem que empresas mais pequenas tenham a mesma firmeza. Contactados pelo CNET, a Microsoft, a Google, a Apple e o Facebook não revelaram se alguma vez receberam este tipo de pedidos.

Um porta-voz da Microsoft garantiu que em nenhuma circunstância a empresa daria acesso a esse tipo de dados. A Google apontou no mesmo sentido e revelou ter uma equipa própria a trabalhar na defesa dos utilizadores no caso dos pedidos legais mais sensíveis e mais difíceis de confrontar.

Um advogado que já representou empresas de serviços de Internet revelou à publicação que nunca recebeu pedidos de palavras-passe das agências de inteligência, mas que já tinha recebido pedidos de formatação de password - que aconteciam quando os serviços secretos já tinham um determinado equipamento em sua posse.

A notícia aparece pouco tempo depois de a Câmara dos Representantes dos EUA ter reprovado por magra margem uma emenda legislativa que previa uma limitação aos poderes de espionagem da Agência de Segurança Nacional dos EUA.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico