A Casa Branca anunciou que o Brigadeiro-General Gregory J. Touhill, já reformado, será o primeiro Chefe de Segurança Informática da História da federação norte-americana. Touhill terá a seu cargo a proteção das infraestruturas informáticas governamentais, bem como o delineamento e implementação de políticas de cibersegurança em todo o aparelho governativo.

A estreia deste cargo acontece no âmbito de Plano de Ação Nacional sobre Cibersegurança, apresentado por Washington no passado mês de fevereiro. Este programa tem como objetivo implementar medidas de proteção cibernética que garantam a privacidade digital de todos os americanos, bem como a segurança económica e nacional da potência. Este programa implicava a alocação de cerca de 19 mil milhões de dólares.

Durante a cimeira dos G20, Barack Obama referiu que a cibersegurança é uma peça indispensável à defesa e sobrevivência dos países.

Fontes da Reuters indicam que Touhill dá início às suas novas funções no final de setembro. No entanto, segundo o mesmo órgão de comunicação, a posição de Chefe de Cibersegurança é de natureza política, o que significa que Touhill pode perder o cargo recém-adquirido já em janeiro, caso o vencedor das eleições presidenciais em curso assim o entender.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.