A Casa Branca quer criar um sistema de identificação que torne as transacções online mais seguras. O projecto foi apresentado recentemente e está explicado num site onde se recolhem opiniões e sugestões acerca da sua concepção.

Reunida no National Strategy for Trusted Identities in Cyberspace (NSTIC), a proposta antevê um futuro em que os internautas poderiam obter um identificador seguro - como um cartão inteligente de identidade ou um certificado digital - utilizável em vários prestadores de serviços. Os clientes podiam então usar essa identificação para provar quem são, enquanto fazem as suas transacções online.

"A mesma tecnologia que trouxe inúmeros benefícios à nossa sociedade e nos permite fazer tanto, também dá poder a terceiros para nos prejudicarem", afirma Howard Schmidt, responsável pela área de cibersegurança da Casa Branca, justificando a necessidade de maior protecção online.

Confrontados com os planos norte-americanos, vários peritos citados pela Associated Press lembram que foi a "abertura incondicional" da Internet que lhe permitiu crescer e prosperar, embora também tenha criado lacunas ao nível da segurança que é necessário resolver.

Por outro lado, qualquer tentativa para apurar sistemas de identidade levanta sempre preocupações ao nível da privacidade, sendo difícil encontrar um equilíbrio entre as duas vertentes, consideram.