A partir de Novembro já será possível adicionar a um endereço Internet o domínio de topo ".eu", criado para o espaço da União Europeia, indica no seu site o consórcio EURid, responsável pela gestão do mesmo.



De acordo com a mesma fonte, estão actualmente a ser ultimadas pela Comissão Europeia as regras de funcionamento para o domínio Internet em causa. Prevê-se para Março o início da preparação e transposição desse mesmo quadro regulamentar.



Até que os nomes de domínio possam começar a ser registados, o EURid terá ainda que acreditar registrars - companhias encarregadas de efectuar os registos dos endereços -, procedimento que deverá acontecer durante o mês de Junho.



De modo a assegurar oportunidades apropriadas aos detentores de direitos anteriores, a realização de registos irá ocorrer de forma faseada. Por isso, em Setembro as marcas registadas terão direito a um período especial para a proposta de endereços Internet com sufixo ".eu" e o mês de Novembro marcará, então, segundo os planos do EURid, o arranque do período de registo geral.



Qualquer indivíduo que resida no seio da União Europeia ou entidade que tenha a sua sede registada, escritórios ou administração central no espaço comunitário, bem como qualquer organização estabelecida num dos Estados-membros terá direito a registar nomes de domínio ".eu".



Até agora os negócios circunscritos à zona da União Europeia podiam apenas escolher entre um domínio de topo específico em cada país - como o ".pt" para Portugal - ou um nome de âmbito geral, como o ".com" ou ".net".



Notícias Relacionadas:

2003-05-22 - Comissão Europeia confirma selecção de EURid para gestão do domínio de topo ".eu"

2002-03-26 - Conselho de ministros das telecomunicações aprova domínio Internet ".eu"

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.