A Comissão Europeia (CE) quer apoiar o desenvolvimento dos serviços digitais das infraestruturas europeias. Para isso, o programa Connecting European Facility - Telecom (CEF - Telecom) conta com um fundo de 31,4 milhões de euros para estimular a transformação digital nos estados-membros, em áreas como a inteligência artificial (IA) e blockchain. Esta primeira call do concurso termina a 12 de maio.
Ao todo, o fundo reparte-se em seis sectores: tradução automática, blockchain, eDelivery, eIdentification & eSignature, IA, Internet e a biblioteca virtual da Europa, a Europeana. O valor mais alto destinam-se aos projetos que pretendam tornar a Internet mais segura para crianças e jovens, chegando aos 11 milhões de euros.
O programa disponibiliza ainda 6,5 milhões de euros para a implementação de programas de mestrados especializados em IA. Quatro milhões de euros seguirão para soluções que tornem os serviços europeus mais diversificados no que diz respeito às línguas faladas.
Para as áreas da plataforma Europeana e da eIdentification & eSignature estão reservados três milhões de euros cada. O valor mais baixo, de 900 mil euros, será entregue a projetos que permitam as administrações públicas e privadas partilharem dados eletrónicos com outras instituições.
De acordo com a CE, os vencedores serão anunciados em outubro de 2020, numa call gerida pela Innovation and Networks Executive Agency. O período de candidaturas está aberto desde 28 de fevereiro e, até o final deste ano, o CEF - Telecom vai disponibilizar um total de 67 milhões de euros para promover a transformação digital na Europa.
Com o objetivo de apoiar projetos de implementação de infraestruturas de serviços digitais em toda a Europa, o CEF - Telecom tem como visão a criação de redes europeias que farão o mercado único digital funcionar na prática. Por isso, suporta, por exemplo, iniciativas relacionadas com a IA e blockchain.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários