O comissário europeu para a Economia e Sociedade Digitais, Güenther H. Oettinger, afirmou esta quinta-feira que a Europa tem de investir entre 670 e 780 mil milhões de dólares nas suas redes de fibra ótica e redes wireless de quinta geração. Caso contrário, não conseguirá acompanhar os desenvolvimentos conseguidos em países como os Estados Unidos e a China.

De acordo com a Reuters, durante um fórum europeu na Áustria, Oettinger sublinhou a importância da criação de padrões pan-europeus que unifiquem as redes digitais de próxima geração no continente. O responsável disse que vai visitar vários países europeus para promover a necessidade da uniformização destes padrões.

Citado pelo site, Oettinger afirmou que é preciso fazer convergir todas as forças da indústria tecnológica e das universidades para que o bloco europeu possa ser capaz de fazer frente aos pesos-pesados da Tecnologia, apontando Silicon Valley e a China como os principais concorrentes.

O comissário acrescentou ainda que até 2018 pode esperar-se o surgimento de leis que padronizem as tecnologias na Europa e que mitiguem o fosso que hoje existe entre a proteção dos dados digitais e o seu uso legítimo.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.