No palco do Meta Connect 2023, Mark Zuckerberg realçou o progresso feito pela Meta ao longo dos últimos meses na área da inteligência artificial, no entanto, o responsável destaca que muitas pessoas ainda não tiveram a oportunidade de experimentar o potencial desta tecnologia, algo que a empresa quer mudar.

O objetivo passa por levar esta tecnologia para os vários produtos e serviços da empresa. Por exemplo, as aplicações de chat da Meta vão ganhar habilidades de criação de autocolantes com IA. A novidade recorre ao modelo Llama 2 em combinação com outro modelo, neste caso dedicado à geração de imagens, chamado Emu.

A ferramenta transforma texto em autocolantes para decorar as conversas numa questão de segundos, afirma a Meta, acrescentando que a funcionalidade, que começará a estar disponível para os utilizadores que falam inglês, ao longo do próximo mês no WhatsApp, Instagram e Messenger, além das Stories do Instagram e Facebook.

Clique nas imagens para ver com mais detalhe

As funcionalidades de edição com IA, que fazem uso do modelo Emu, chegam no próximo mês ao Instagram com novas possibilidades para dar um toque ainda mais especial às publicações na rede social. Com a Restyle é possível reimaginar o estilo dado às imagens e a Backdrop permite mudar facilmente o pano de fundo.

Como detalhado por Mark Zuckerberg, a Meta acredita que os utilizadores vão querer interagir com vários tipos de sistemas de IA consoante as suas necessidades.

Meta Quest 3 está “all in” na realidade mista e nova geração de óculos inteligentes já deixa fazer livestreams
Meta Quest 3 está “all in” na realidade mista e nova geração de óculos inteligentes já deixa fazer livestreams
Ver artigo

É por esse motivo que chega o Meta AI, um assistente digital pronto para responder às questões e pedidos dos utilizadores no WhatsApp, Messenger, Instagram e também no Meta Quest 3 e na nova geração de óculos inteligentes que juntam a gigante tecnológica com a Ray-Ban.

O Meta AI é alimentado pelo Llama 2 e, nas conversas em tempo real, tem acesso a informação através do Bing, em parceria com a Microsoft, além de capacidades de geração de imagens. Para lá do Meta AI existem mais 28 assistentes digitais nas apps da Meta, cada um com uma personalidade própria e com as vozes de figuras famosas: de Kendall Jenner a Snoop Dogg, passando ainda por Paris Hilton, ou MrBeast. 

Os assistentes chegam a partir de hoje, e em modo Beta, aos utilizadores nos Estados Unidos. Ao longo das próximas semanas a Meta tenciona adicionar ainda mais personagens.

A experiência dos assistentes é acompanhada por um AI Studio, que suporta a criação destas personagens digitais e que a Meta planeia disponibilizar ao público em geral no futuro. Os developers vão poder desenvolver assistentes com IA para as apps da gigante tecnológica, através da suas APIs, nas próximas semanas, começando pelo Messenger.

Nota de redação: A notícia foi atualizada com mais informação. (Última atualização: 20h21)