A partir de agora já é possível exportar todos os dados associados à aplicação Google Calendar. Mas mais importante, nos próximos dias será possível exportar todos os dados da sua conta de Gmail. Desta forma pode manter um backup do correio eletrónico ou executar uma mudança de serviço sem risco de perda de dados.

A novidade foi avançada pela própria Google no blogue oficial. A tecnológica diz que ter acesso aos dados e poder transportá-los é algo de positivo para os utilizadores.

A empresa de Mountain View incluiu a possibilidade de serem exportados apenas os dados relativos a alguns separadores. Por exemplo, se o utilizador não quiser guardar todos os emails que recebe com notificações do Facebook e Twitter pode excluir estes elementos do ficheiro final.

[caption]Gmail Export[/caption]

O Gmail é um dos serviços mais usados a nível mundial e segundo dados oficiais, em 2012 registava mais de 400 milhões de utilizadores ativos.

Atualmente a ferramenta Google Takeout - que permite a exportação de dados - já conta com 15 serviços entre os quais estão o Google+ Stream, Hangouts, Drive, YouTube e Histórico de Localização.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico