O serviço próprio de email do Facebook almejava destronar o Gmail e o até então Hotmail, agora Outlook. As condições pareciam estar reunidas: corria o ano de 2010, a rede social já tinha centenas de milhões de utilizadores e conseguia ser a plataforma escolhida pelos utilizadores para passar mais tempo na Internet.

Mais de três anos depois, o @facebook.com vai retirar-se por ordem da empresa. O Facebook já está a comunicar a todos os utilizadores que todas as mensagens enviadas para o endereço de correio eletrónico da rede social vão ser reencaminhadas para o email primário da pessoa.

Este redirecionamento automático pode ser desligado pelo utilizador e deve ser avaliado com algum cuidado: se não for desativada a opção de reencaminhamento, o utilizador pode receber na sua caixa de correio principal mensagens de pessoas que não conhece de lado nenhum.

De acordo com a análise da imprensa internacional, o serviço de email do Facebook nunca foi muito utilizado, como um próprio porta-voz da empresa terá admitido. Para isso contribuiu a falta de um interface dedicado, a inexistência de funcionalidades básicas como colocar contactos em conhecimento (CC) ou adicionar anexos.

O objetivo da rede social passa agora por focar-se no desenvolvimento de uma experiência de comunicação móvel melhorada. A compra do WhatsApp vai ajudar nesta tarefa.

O fim do serviço está agendado para os primeiros dias de março. Quem não tiver um endereço de email primário associado à conta do Facebook vai deixar de receber mensagens.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico