A escalada apoteótica de popularidade do Facebook ainda não lhe chega para destronar a gigante das pesquisas. Em 2011, os sites da Google voltam a sagrar-se os campeões de visitas.

Os dados divulgados ontem pela Nielsen para o mercado norte-americano revelam que a Google registou, entre janeiro e outubro deste ano, uma média mensal de 153,4 milhões de visitantes únicos. O Facebook surge logo atrás com 137,6 milhões de visitantes.

Em terceiro lugar na tabela surgem a Yahoo, com uma média de 130,1 milhões de visitantes únicos por mês, enquanto os vários sites da Microsoft (MSN/WindowsLive/Bing) não vão além dos 115,9 milhões/mês. A Microsoft propriamente dita surge apenas em sexto lugar.

[caption]Fonte: Nielsen[/caption]

Mesmo sem conseguir ultrapassar a Google na tabela geral, o Facebook assegura uma liderança confortável no Top 10 das redes sociais e blogs, mesmo quando comparado com concorrentes como o Blogger (45,7 milhões de visitantes), Twitter (23,6 milhões) ou o Wordpress (20,4 milhões). O Google+, por exemplo, vem em oitavo, na lista.

[caption]Fonte: Nielsen[/caption]

Segundo explica a consultora no seu site, a contagem foi feita tendo em conta os acessos realizados tanto a partir de computadores domésticos como no trabalho, naquele que é um dos maiores mercados de Internet do mundo, numa análise que é também composta por uma vertente mobile.

Assim, para além da tabela das marcas mais fortes no que a visitas a sites concerne, a Nielsen divulgou também a lista de fabricantes de smartphones que melhor se têm saído no mercado nos últimos meses (entre agosto e outubro).

Segundo a empresa, "29% dos consumidores que compraram recentemente um smartphone, optaram por um dispositivo da Apple". A HTC surge em ocupa o segundo lugar na lista de preferências dos norte-americanos, com 21% de quota, seguida pela RIM (17%), Samsung e Motorola, ambas com 11%.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes