Em novembro já havia indícios de que o Facebook andava a testar novas funcionalidades, incluindo a introdução de um separador “Breaking” dedicado a notícias de última hora. A rede social confirma agora que a funcionalidade será atribuída a serviços noticiosos selecionados e diferencia-se do recentemente cancelado “Explore” ao associar a hora que a notícia foi originalmente publicada.

Anteriormente, o “Explore” era alvo de noticias falsas que acabavam por se difundir de forma viral, levando muitos utilizadores a reportarem os conteúdos.

TEK Facebook breaking

As notícias de última hora terão a tag especial “Breaking” numa moldura vermelha e as publicações podem definir a duração da história entre 15 minutos a seis horas, mas apenas pode ser utilizada uma vez, a cada 24 horas. O separador pode ser adicionado a artigos, links e transmissões ao vivo do Facebook.

A nova funcionalidade começou por ser testada com a ABC News e a Vox Media, mas expande-se agora a mais de 50 publicações, espalhadas pela América do Norte, Europa, América Latina e Austrália, prevendo-se ainda o alargamento a outras no futuro.

Partilhas nas redes sociais caíram para mais de metade em três anos
Partilhas nas redes sociais caíram para mais de metade em três anos
Ver artigo

É importante salientar que o separador não terá impacto direto no ranking nas publicações geradas no News Feed. O objetivo é que estas notícias sejam mostradas mais frequentemente enquanto o separador esteja ativo, destacando a sua importância pela novidade, e perdendo relevância findo o tempo.

O ranking será depois tido em consideração para fins de retenção de público mediante os comentários, cliques, partilhas e gostos.