A BuzzSumo analisou 100 milhões de posts publicados em 2017 e comparou com uma amostra similar de publicações de 2015 e concluiu que o número de partilhas caiu 50%. Os fatores que o estudo aponta para a diminuição do interesse dos utilizadores em partilhar conteúdos são vários.

Uma delas é que existe mais concorrência entre o conteúdo geral de páginas e empresas, particularmente em temas populares como bitcoin, o que causa uma diminuição do número médio de partilhas à medida que a quantidade de artigos aumenta.

tek estudo

O estudo indica também que uma das tendências que têm ganho terreno é a partilha de conteúdos via messenger, email ou Slack em detrimento de uma partilha pública. Citando o Business Insider, o relatório mostra que o uso de aplicações de mensagens privadas ultrapassou o uso de redes sociais públicas.

tek business insider

As constantes mudanças no algoritmo do Facebook para reduzir a propagação de histórias virais é também uma das razões apontadas pela BuzzSumo.

Mas, se estas são más notícias para os sites que dependem do clickbait e que não apostam na qualidade dos seus conteúdos, para sites como da Harvard Business Review ou o The Economist, o quadro social realmente melhorou no último ano: sete dos artigos mais partilhados da Harvard Business Review, por exemplo, foram publicados em 2017.

tek new york