Os motores de busca e as redes sociais continuam a ser as maiores "fontes de atração" para os portugueses que navegam na Internet. Segundo os dados da Marktest para 2011, o Facebook foi o site mais visitado, enquanto o Google.pt registou mais utilizadores únicos.

A rede social criada por Mark Zuckerberg somou 11.250 milhões de páginas visitadas, valor que corresponde a 27,4% do total de páginas vistas pelos internautas portugueses ao longo dos 12 meses.

A grande distância surgem o google.pt, em segundo, com 3.779 milhões de páginas visitadas, e o YouTube, na terceira posição, com 1.657 milhões.

Quanto aos sites com mais utilizadores únicos, a situação anterior inverte-se e é o motor de busca que passa a liderar a lista, com 4,936 milhões, seguido então pelo Facebook, com 4,743 milhões. O terceiro lugar é ocupado pelo Google.com, com 4,599 milhões utilizadores únicos.

Entre os sites portugueses, o SAPO (homepage) é o primeiro a surgir nos rankings da Marktest, ocupando a 15ª posição em páginas vistas e a oitava em número de utilizadores.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Estão também listados sites como o Caixadirecta, A Bola, Standvirtual e CustoJusto entre aqueles que tiveram mais páginas visitadas, e o OLX, o Portal das Finanças e as Páginas Amarelas, em utilizadores únicos.

[caption]Nome da imagem[/caption]

O Netpanel da Marktest relativo a 2011 mostra também que navegaram na Internet ao longo do ano 5,041 milhões de portugueses com quatro e mais anos a partir dos seus computadores pessoais, numa subida 1,3% relativamente ao ano anterior.

Nestes 12 meses, foram visitadas um total de 41.000 milhões de páginas, número esse que baixou 16,4% em comparação ao ano anterior. Cada utilizador viu, em média 8.134 páginas, menos 17,4% do que em 2010.

O número de horas de navegação mensal aproximou-se de 445 milhões, uma média de 1.219 horas diárias e de 88 horas por utilizador.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Patrícia Calé

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.