Os utilizadores do Facebook deixaram de poder optar ou não pela página de perfil apresentada em Dezembro. Os responsáveis pela rede social anunciaram que, a partir desta semana, todas as contas terão, automaticamente, o novo layout.



O novo perfil altera a disposição dos dados pessoais e dá mais visibilidade às fotos. Informação como localização geográfica, idade, escolaridade, emprego, etc, passa agora a ser apresentada em linha no início da coluna central. Os itens podem ser adicionados - ou retirados - de acordo com as configurações de privacidade.



A actualização do "Feed de notícias" também mudou e em vez de uma caixa de texto para publicar o seu estado, os utilizadores encontram agora uma lista de icons com opções para a inserção de texto, links, fotos e vídeos.



Enquanto o Facebook impõe o novo perfil, Mark Zuckerberg está de novo em tribunal, num processo intentado por Cameron e Tyler Winklevoss, que consideram ter sido enganados no acordo de 65 milhões de dólares conseguido em 2008 pelo roubo da ideia da criação da rede social.



Os gémeos, antigos colegas universitários de Zuckerberg, alegam que o montante estabelecido na altura não corresponde ao real valor da empresa e querem agora mais 100 milhões de dólares.



O processo original remonta a 2004 e acusava Mark Zuckerberg de ter lançado o Facebook apenas duas semanas depois de ter sido contratado pelos irmãos Winklevoss para escrever código para a uma rede social criada pelos próprios, a ConnectU.



Na altura alegou-se que Zuckerberg teria quebrado o acordo verbal estabelecido, copiando a ideia original e usando o código fonte que criou para a ConnectU no Facebook. Em 2008 as partes chegaram a um consenso, tendo sido estabelecida uma indemnização de 65 milhões de dólares.



Os gémeos quiseram agora anular o acordo alegando que o montante pago ficou aquém do valor real da empresa, porque Zuckerberg lhes ocultou informação. O advogado dos irmãos Winklevoss considera que a parte que deveria ter sido paga ascende a 168,5 milhões de dólares.



As audiências em tribunal já decorreram, aguardando-se uma decisão para os próximos meses.