O Facebook e o Instagram vão reduzir a qualidade dos vídeos da sua plataforma. A medida visa ajudar as operadoras europeias a gerir a sobrecarga nas suas redes, numa altura em que o isolamento está a empurrar as pessoas para a internet.

Um porta-voz do Facebook disse à imprensa que ambas as plataformas vão "diminuir temporariamente" o bitrate dos vídeos na Europa. A ideia é baixar o peso do tráfego gerado por estas redes sociais, dado que as empresas de telecomunicações estão a lidar com alguns constrangimentos ao nível da largura da banda, o que pode causar algumas complicações aos utilizadores.

Europa pede à Netflix e outras plataformas de streaming para não "entupirem" a Internet
Europa pede à Netflix e outras plataformas de streaming para não "entupirem" a Internet
Ver artigo

"Para ajudar a aliviar qualquer potencial congestão, vamos diminuir temporariamente os bitrates dos vídeos do Facebook e do Instagram na Europa. Estamos comprometidos em trabalhar com os nossos parceiros para gerir qualquer constrangimento de largura de banda durante este período de maior procura, ao mesmo tempo que garantimos que as pessoas conseguem permanecer conectadas através das apps e serviços do Facebook durante a pandemia do COVID-19", lê-se no comunicado.

Note que apesar de existirem mais pessoas online em simultâneo, os utilizadores estão também a recorrer às chamadas de vídeo para se manterem em contacto, o que exige mais largura de banda do que outras atividades online, como a simples consulta de um website, por exemplo.

Recorde-se que a União Europeia pediu recentemente que as distribuidoras de conteúdos não entupissem a internet.