O Facebook registou uma patente baseada numa tecnologia que cruza #tags, o uso de endereços IP partilhados e reconhecimento facial de fotografias para identificar a demografia de um lar. Segundo avança o BuzzFeed News, o sistema utiliza o algoritmo de reconhecimento facial para identificar pessoas numa fotografia, associa às descrições feitas quando são submetidas na rede social e cruza-as com as ligações feitas pelo dispositivo, nomeadamente o endereço de IP que é partilhado pela família em casa, por exemplo.
O sistema tem em conta as pessoas identificadas nas fotografias, e a frequência com que estas são incluídas. As descrições são avaliadas pelo grau de parentesco através das tags, como por exemplo #mãe, #pai, #família, #etc. para que faça uma previsão de como é o agregado. Por fim, todo o histórico das mensagens é analisado para identificar aqueles que utilizam a mesma rede nas ligações à internet.
A patente menciona que estas informações podem ser utilizadas para contextos de publicidade. Além do Facebook, a tecnologia utiliza também as fotografias do Instagram no processo.
O BuzzFeed refere que a tecnologia foi submetida antes de “explodir” o caso Cambridge Analytica e toda a atenção negativa que a rede social tem recebido nos últimos meses, assim como o compromisso com as novas regras de privacidade.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Mats Steen: a história de um jogador de World of Warcraft que foi além do virtual -
App do dia
Sky Force Reloaded: Um clássico arcade renovado para o século XXI -
Site do dia
Transcreva ficheiros áudio e vídeo em várias línguas e formatos com o Yescribe.ai -
How to TEK
Cansado de respostas na pesquisa do Google com elementos de IA? Saiba como desativar
Comentários