Apple, Facebook, Twitter, LinkedIn ou Foursquare são alguns dos nomes numa lista de quase duas dezenas de tecnológicas acusadas de não assegurarem devidamente a privacidade dos utilizadores que usam as suas aplicações móveis.

A ação popular, apresentada por 13 queixosos, deu entrada esta semana num tribunal de Austin, EUA - materializando aquilo que vinha sendo antecipado por diversas críticas à falta de mecanismos para proteger a privacidade daqueles que usam as aplicações destinadas a otimizar o acesso aos serviços das empresas em smartphones e tablets.

Entre as visadas pelo processo estão 18 empresas, numa lista onde se contam também nomes como a Instragram, Rovio (responsável pela criação do popular Angry Birds), Path ou a Electronic Arts.

Os autores da ação intentaram o processo em seu nome e de todos os utilizadores em situações semelhantes, tratando-se de um tipo de processo que permite que outros interessados se lhes juntem, engrossando o número de queixosos a participar na acusação.

Os argumentos esgrimidos em 152 páginas de alegações podem ser, segundo o TechCrunch, resumidos na frase com que se se inicia o documento "Não se apropriem de coisas que não vos pertencem", retirada da obra "All I Really Need To Know I Learned In Kindergarten", de Robert Fulghum.

Na queixa apresentada, os advogados alegam que as empresas que criam aplicações recolhem informações dos utilizadores de forma disfarçada, sem o conhecimento destes, e defendem que é preciso tomar medidas para impedir que isso continue a acontecer.

Já a Apple é chamada a tribunal por facilitar a recolha desta informação dos utilizadores pelas aplicações, descreve o blog. A Amazon e a Google também são referidas no documento, mas não foram colocadas no banco dos réus, acrescenta.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.