O Facebook prepara-se para acrescentar uma nova funcionalidade ao serviço, que vai permitir o envio de postais "a sério" (impressos em papel ou cartão) criados a partir das fotografias carregadas para o site pelos utilizadores.

A novidade apresenta-se como mais uma característica a fazer a ponte entre o ambiente virtual e a vida real daqueles que utilizam a rede social, depois de o serviço ter introduzido esta semana o primeiro jogo onde o utilizador recorre a dinheiro real e não à moeda virtual criada pelo site.

A possibilidade de criar postais com fotografias dos álbuns do Facebook e enviá-los a partir do site já estará disponível para alguns "utilizadores selecionados", avança a imprensa internacional, sem avançar critérios. A forma de saber se já faz parte do grupo é, porém, simples.

Aquelas para os quais a nova funcionalidade se encontre disponível verão surgir, durante a visualização de fotografias, uma nova opção associada às imagens, designada "enviar um postal" (mail a postcard).

A imagem selecionada será usada num dos lados do postal, que pode ser completado com uma mensagem personalizada do outro. A morada para a qual este deve ser enviado pode ser acrescentada pelo emissor ou solicitada ao destinatário através de uma opção criada para o efeito.

A utilização na nova funcionalidade não será gratuita, mas os responsáveis ainda não avançam quais os valores a cobrar quando esta for disponibilizada para a globalidade dos utilizadores.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes