Foi encontrada uma falha de segurança no Google Toolbar que põe em risco a segurança online dos utilizadores. A vulnerabilidade já está a ser corrigida pelo Google que alertou todos os internautas que utilizam a ferramenta para terem alguma precaução na sua navegação online. Em causa está o facto de a brecha de segurança permitir que utilizadores mal-intencionados instalem ícones na toolbar e façam correr software malicioso no computador das vítimas.



Aviv Raff refere no seu blog que os ataques que se fazem valer desta falha têm como objectivo o roubo de identidade dos utilizadores. Na sua página, o hacker explica como é possível explorar a falha através do Internet Explorer.



Em entrevista à eWeek, Aviv Raff disse que a vulnerabilidade afecta várias versões da ferramenta, incluindo as que se destinam a Firefox. Apesar de exigir alguns passos até que a ameaça se concretize, basta os utilizadores clicarem num dos botões maliciosos da ferramenta para que comece a ser descarregado um software perigoso. Noutras situações, o internauta por ser conduzido para sites de phishing.



Por fim, Aviv Raff indica que na versão mais recente da Google Toolbar, em beta, o utilizador recebe vários alertas para clicar nos botões. Posto isto, o hacker adverte todos os utilizadores para não adicionarem novos botões à barra de ferramentas até que a Google corrija o erro.



Notícias Relacionadas:

2007-12-07 - Google disponibiliza toolbar para o iPhone

2007-11-05 - Google entra nos móveis com sistema operativo gratuito e de código aberto