Uma falha informática levou à suspensão de todos os voos nos aeroportos dos Estados Unidos. De acordo com a Federal Aviation Administration (FAA), equipas técnicas já estão a tomar medidas para resolver a falha encontradas no sistema NOTAM (Notice to Air Missions), que permite a partilha de informação entre os colaboradores a trabalhar nas operações de voo.
Depois de publicar um alerta no seu website, a reguladora norte-americana recorreu ao Twitter para informar que as operações por todo o espaço aéreo nacional foram afetadas.
Numa atualização mais recente, a FAA indica que ordenou às companhias aéreas para que colocassem em pausa todas as partidas de voos domésticos até às 09h00 locais (14h00 de Lisboa) de modo a dar tempo suficiente às equipas para "validarem a integridade da informação sobre voos e segurança".
Como avança a NBC, citando dados da plataforma online FlightAware, mais de 3,700 voos foram adiados esta manhã nos Estados Unidos. Já perto de 560 voos foram cancelados. Para já, ainda não há uma estimativa de quando a falha será resolvida, embora a FAA afirme que continuará a disponibilizar informação sobre as medidas que estão a ser tomadas para mitigar o sucedido.
Karine Jean-Pierre, porta-voz da Casa Branca, indica que o secretário de Estado dos Transportes, Pete Buttigieg, já notificou o Presidente dos Estados Unidos acerca da falha no sistema da FAA. "De momento não há evidências de um ciberataque, mas o Presidente deu instruções ao Departamento dos Transportes para dar início a uma investigação às causas" da falha, afirma.
Nota de redação: A notícia foi atualizada com mais informação. (Última atualização: 15h09)
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Fortnite toma de assalto Counter-Strike 2 e Valorant com o novo modo Ballistic -
App do dia
Nintendo Music traz 40 anos de bandas sonoras dos jogos para o smartphone -
Site do dia
Europa Clipper inspira nova banda desenhada sobre astrobiologia da NASA -
How to TEK
Mude o assistente do Waze para a vozes do Venom e Eddie Brock
Comentários