A nova forma de apresentação dos perfis no Facebook, conhecida como Timeline ou Cronologia, está a ser usada para levar os utilizadores da rede social a fazerem o download de software malicioso para o computador, de forma inadvertida.

Num novo email a circular nas caixas de correio eletrónico, os utilizadores são informados de que a nova funcionalidade está disponível e que "quem não aguenta esperar mais" pode seguir as instruções fornecidas e ativar a Timeline.

De acordo com a empresa de segurança informática ESET, que emitiu o alerta, as mensagens "foram postas a circular em fonte desconhecida e recorrem ao nome de dois meios de comunicação fidedignos para ganhar a confiança dos internautas", a RTP e o TechCrunch.

No corpo do email, é referido que o processo para ativação antecipada da Timeline foi descoberto pelo TechCrunch e explica-se ao utilizador como fazer o mesmo com o seu perfil.

[caption]falso email. Imagem: ESET[/caption]

Embora o método proposto tenha sido efetivamente apresentado num artigo publicado pelo site quando a novidade foi lançada, surge aqui acompanhado de uma informação falsa: a recomendação de que seja feito o "donwload de um ficheiro denominado Facebook-Config, para facilitar o processo".

O arquivo em questão é um trojan, que apenas afeta sistemas operativos Windows, usado para phishing, defendem os especialistas.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes