A FCCN, Fundação para Computação Científica Nacional, acaba de anunciar que assinou já 18 acordos com entidades internacionais que podem efectuar registos de domínios em .pt e .com.pt. A fundação, que é responsável pela gestão dos domínios Internet portugueses, alarga assim a visibilidade internacional e as entidades através das quais é possível registar um endereço Internet em Portugal.



A FCCN tem listados no seu site DNS mais de 90 entidades como certificadas para registo de domínios nacionais, entre empresas portuguesas e estrangeiras. Pedro Veiga, Presidente da FCCN, refere em comunicado que "o principal benefício de ter Registrars estrangeiros consiste no facto de um cidadão ou empresa em qualquer parte do mundo, sendo cliente de um desses Registrars, poder mais facilmente registar em domínios .pt e em .com.pt".



Entre as entidades internacionais credenciadas para registar domínios portugueses contam-se a Register.com e VeriSign (EUA), Net Searchers International (Reino Unido), Internet Names WorldWide España (Espanha), Ascio Technologies (Dinamarca), Register It Spa (Itália), Consultix GMBH (Alemanha) e a PeWeb.NL (Holanda).




Todo o processo de registo de domínios destes registars internacionais é feito totalmente online para o subdomínio .com.pt e para as outras hierarquias de registo. Recorde-se que o domínio .com.pt goza de regras mais simplificadas de registo, pretendendo facilitar o acesso das empresas.




Ainda no início deste ano a FCCN disponibilizou o registo de domínios com caracteres portugueses, uma possibilidade que não tem sido muito procurada pelas empresas. A Fundação tem também objectivos de promoção do registo de endereços, já que o número de domínios em Portugal está abaixo da média europeia (ver Notícias Relacionadas).



Segundo as estatísticas da FCCN, existiam no final de Março 61,3 mil domínios portugueses registados, absorvendo o domínio .pt 78,2 por cento deste volume, enquanto o .com.pt consegue perto de 21 por cento e os restantes domínios disponíveis conquistaram apenas 467 registos, tendo uma quota de 0,76 por cento em relação ao total.



Desde o início deste ano já foram registados 3.577 domínios portugueses (incluindo já parte de Abril), sendo Janeiro o mês de maior actividade com 1.037 novos registos.

Notícias Relacionadas:

2005-01-13 - FCCN regista 10.765 novos domínios .PT em 2004

2004-12-20 - Registo de domínios .pt alargado a caracteres portugueses
2004-04-28 - FCCN promove campanha para motivar maior adesão a domínio .com.pt