O Estádio do Dragão, no Porto, acolhe no sábado e domingo (dias 11 e 12 de Setembro) a Grande Final Nacional da competição de jogos electrónicos World Cyber Games (WCG), que este ano abandonou a Coreia do Sul, seu país natal, para se disputar nos Estados Unidos, na cidade de São Francisco, com o objectivo de expandir a promoção dos seus ideais. Os dois dias preliminares, planeados para hoje e amanhã, foram cancelados "devido à diminuta demonstração de interesse nas inscrições na disciplina de Unreal Tournament 2004", explica a organização.




Entre os cerca de 60 países participantes foram realizadas várias eliminatórias, culminando com uma final nacional onde são apurados os representantes para a competição internacional, a realizar entre os dias 6 e 10 do próximo mês de Outubro.



Este ano, o WCG de Portugal conta com três jogos de PC e dois para a consola, uma vertente que faz a sua estreia no que toca à competição nacional. Os títulos de acção dominam, com o Counter-StrikeTM: Condition Zero a liderar. Este jogo de acção estratégica para PC que coloca equipas de cinco elementos frente a frente, é hoje o jogo mais jogado online tendo uma legião de fãs bastante alargada e mesmo equipas profissionais dedicadas exclusivamente à sua prática, dizem os promotores do evento.
Segue-se o Unreal Tournament 2004, também para PC e concluindo o lote de jogos de acção, está o Halo, um dos jogos mais populares para a consola Xbox.



A terminar a lista de jogos oficiais em que Portugal estará representado na grande competição em São Francisco, estão o Warcraft III: The Frozen Throne, um popular jogo de estratégia para PC e o Project Gotham Racing 2, um simulador de condução para a consola da Microsoft. À excepção de Counter-Strike: Condition Zero, todas as disciplinas são individuais, disputadas no formato de duelo.



O WCG tem como organizador nacional a empresa portuguesa Sobatlantic, parceiro estratégico e responsável pela implementação, gestão e organização do torneio português. A Samsung é o patrocinador oficial deste evento dos "desportos electrónicos", que conta com três edições realizadas.



Espera-se que a edição deste ano seja a maior e a mais bem sucedida das realizadas até agora, estimando-se a participação de dois milhões de jogadores, de 60 países, desde as fases preliminares até às grandes finais.



Notícias Relacionadas:

2004-07-28 - Minho Campus Party em banda alargada

2002-08-10 - Fraglider.com organiza segunda edição da LAN party MTV de jogos online