
Afinal o prazo para entrega do IRS, IRC e IUC já não termina hoje, 31 de Maio. Depois de várias queixas de problemas informáticos que impediam o cumprimento das obrigações de declaração fiscal o Ministério das Finanças cedeu e prolongou por três dias o prazo de entrega das declarações.
Os contribuintes têm agora até dia 3 de Junho para entregar a declaração de IRS, IRC e ainda para fazerem a liquidação e pagamento do Imposto Único de Circulação (IUC), para os veículos das categorias A, B, C, D e E, cujo aniversário da matrícula é o mês de Maio.
Segundo o comunicado do ministério "estas prorrogações devem-se ao facto de ter ocorrido alguma instabilidade e quebras de operacionalidade do Portal das Finanças e do sistema informático da DGCI durante o dia de hoje, o que pode obstar ao cumprimento das referidas obrigações por alguns contribuintes".
Com o prolongamento do prazo os utilizadores ficam livres de coimas e penalizações por atraso.
Recorde-se que a Ordem dos Técnicos de Contas tinha alertado desde ontem para problemas informáticos na entrega de declarações e que já hoje o Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos que descrevia uma situação quase caótica.
A Ordem chegou mesmo a ameaçar com uma providência cautelar caso o prazo não fosse adiado.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Primeiras impressões: Nintendo Switch 2 oferece uma experiência portátil de nova geração -
App do dia
App Clearspace é uma espécie de dieta digital onde entram flexões e agachamentos -
Site do dia
Aumente a segurança e privacidade da navegação com a extensão Ghostery -
How to TEK
5 passos para trocar a foto de perfil por um GIF animado na conta Google
Comentários