Afinal o prazo para entrega do IRS, IRC e IUC já não termina hoje, 31 de Maio. Depois de várias queixas de problemas informáticos que impediam o cumprimento das obrigações de declaração fiscal o Ministério das Finanças cedeu e prolongou por três dias o prazo de entrega das declarações.

Os contribuintes têm agora até dia 3 de Junho para entregar a declaração de IRS, IRC e ainda para fazerem a liquidação e pagamento do Imposto Único de Circulação (IUC), para os veículos das categorias A, B, C, D e E, cujo aniversário da matrícula é o mês de Maio.

Segundo o comunicado do ministério "estas prorrogações devem-se ao facto de ter ocorrido alguma instabilidade e quebras de operacionalidade do Portal das Finanças e do sistema informático da DGCI durante o dia de hoje, o que pode obstar ao cumprimento das referidas obrigações por alguns contribuintes".

Com o prolongamento do prazo os utilizadores ficam livres de coimas e penalizações por atraso.

Recorde-se que a Ordem dos Técnicos de Contas tinha alertado desde ontem para problemas informáticos na entrega de declarações e que já hoje o Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos que descrevia uma situação quase caótica.

A Ordem chegou mesmo a ameaçar com uma providência cautelar caso o prazo não fosse adiado.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.