O Financial Times prepara-se para introduzir um novo sistema de cobrança para os conteúdos online, que substituirá o actual sistema de subscrição anual. O jornal vai lançar um passe diário que dá acesso a conteúdos online por períodos de 24 horas. Estes conteúdos podem ser vistos no computador e no telemóvel.

Em declarações ao site britânico Journalism, o responsável pela nova estratégia de pagamentos do diário de informação económica defendeu que é mais fácil prever que existam muitas pessoas disponíveis para pagar o acesso diário a um serviço deste tipo, do que para pagar uma subscrição mensal ou anual, que requer outro tipo de compromisso.

Recorde-se que actualmente o modelo de subscrição proposto pelo diário assenta em duas versões, ambas anuais. O pacote standard tem um custo anual de 186 libras (213 euros) e o pacote Premium custa 363 libras (316 euros). Ambos dão acesso a um conjunto de conteúdos de acesso restrito na versão em papel ou de forma paga na versão online.

Este passe diário de acesso aos conteúdos será lançado mais à frente no ano, a par com novas funcionalidades para telemóvel.

O próximo passo na estratégia de conteúdos pagos é definir um esquema de pagamento por artigos o que também pode vir a acontecer ainda este ano. A tecnologia que o vai permitir já está a ser desenvolvida, assegura Rob GrimShaw, director operacional do grupo.

Recorde-se que ainda recentemente o The New York Times anunciou que começa a cobrar pelos seus conteúdos a partir do próximo ano.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.