Uma semana após o lançamento da versão final do Firefox 4, a Mozilla disponibiliza esta semana o navegador para smartphones Android e Maemo. Os utilizadores de iPhone ainda vão ter de esperar, porque não foram avançadas dadas datas para chegada à App Store, nem é expectável que tal aconteça nos próximos tempos.

As versões compatíveis com os sistemas operativos móveis já podem ser descarregadas e apresentam atractivos como a grande sincronização com versões do navegador noutras plataformas.

Favoritos, histórico de navegação, palavras-passe e mesmo separadores abertos, podem ser acedidos pelo utilizador quando troca de dispositivo, desde que continue a usar o Firefox.

Outra das novidades é a ausência de suporte ao Flash, o que causou algum "burburinho" entre a comunidade e a imprensa especializada e pode parecer estranho dada a parceria entre a fundação e Adobe para trazer o Flash para as plataformas móveis. A opção fica a dever-se à prioridade ao HTML5 e CSS.

O HTML5 abre novas possibilidades ao nível dos efeitos 3D, animações, vídeos e outros elementos gráficos que passam a poder ser mostrados apenas com recurso ao browser, sem necessidade de plugins.

Apesar da aposta e prioridade às novas tecnologias Web, a fundação adiantou ao TechCrunch que Firefox irá eventualmente ganhar suporte ao Flash, só ainda não está "no ponto certo" em termos de capacidade de resposta.

Quem quiser testar o novo Mozilla Mobile, pode descarregar gratuitamente o programa através do Android Market. Os utilizadores de Maemo podem fazer o download no telefone a partir de firefox.com/m.