Depois de alguns meses em testes, a Mozilla anunciou o lançamento da primeira versão móvel do seu browser Firefox, que pode ser descarregado a partir do site oficial da aplicação.

De momento o navegador só está disponível para a plataforma Maemo, da Nokia, através do modelo N900 e N810, mas a há mais versões a caminho, nomeadamente para Windows Mobile e Android.

Entre as funcionalidades oferecidas estão o QuickZoom, o bookmarking ou o gestor de passwords. A versão móvel do Firefox oferece também possibilidade de instalar add-ons. De momento existem 40 disponíveis para download, mas o número deverá crescer nos próximos tempos.

Entre estes estão o AdBlock Plus, o URL Fixer, a TwitterBar ou o YouTube Enabler. Nos complementos, destaque ainda para o Weave Sync - para sincronizar a Web do PC com a do telemóvel.

Segundo os planos de desenvolvimento da Mozilla, o Windows Mobile deverá ser a próxima plataforma a receber a versão móvel do Firefox, seguida do Android.

Os sistemas iPhone e BlackBerry não terão direito à novidade, devido a problemas técnicos, enquanto o Symbian não faz, pelo menos por enquanto, parte dos "planos móveis" da fundação.