Considerado uma das principais alternativas ao MP3, o Ogg Vorbis, formato open-source de compressão de áudio está a partir de agora disponível na versão 1.0, o que significa que esta é a primeira versão completa e estável do programa.
Com o lançamento da versão 1.0, os programadores poderão criar produtos de hardware e software para codificar e descodificar ficheiros de faixas de músicas sem qualquer tipo de restrições, necessidade de pagamento de royalties ou limites na sua distribuição.
Mas será necessário que os fabricantes de aparelhos de hardware concordem em apoiar o formato para que os adeptos de música possam tirar partido deste novo formato, que, de acordo com os seus programadores, oferece uma melhor qualidade sonora de reprodução em menos espaço do que o MP3.
Ao recorrer ao Ogg Vorbis, o utilizador não terá que ficar restringido em termos de licenciamento a determinados leitores e software codificador. Apesar de o formato ser já suportado por alguns dos leitores de música em formato digital - como é o caso do Winamp 2.80 -, muitos utilizadores continuam a duvidar se o Ogg Vorbis oferece um desempenho suficientemente mais elevado para conquistar a quota de mercado detida pelo MP3.
O lançamento foi anunciado na mailing-list dedicada a programadores do Ogg Vorbis. Contudo, a Fundação Xiph.org, entidade não-lucrativa que está por trás do desenvolvimento da nova tecnologia, ainda não efectuou o anúncio oficial. Mas, já começam a circular na Internet compilações do código final do software.
Notícias Relacionadas:
2002-06-24 - On2 e Fundação Xiph.org desenvolvem solução multimédia open-source
2002-04-16 - Nova versão do formato Ogg Vorbis de música digital compatível com dispositivos móveis
2001-08-13 - Novo formato áudio Ogg Vorbis pretende ser alternativa gratuita ao MP3
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários