Formada em Abril de 2003 por quatro dos maiores ISPs norte americanos, a Anti-Spam Technical Alliance (ASTA) apresentou ontem algumas directivas técnicas que devem permitir às empresas lutar de forma mais efectiva contra o spam. A proposta junta a America Online, British Telecom, Comcast, EarthLink, Microsoft e Yahoo! naquela que é a primeira iniciativa técnica conjunta da ASTA, que se soma a medidas legais assumidas no início deste ano.
Os vários ISPs têm vindo a tomar medidas para combater aquela que é considerada uma das principais pragas que afecta a utilização do correio electrónico. As medidas agora apresentadas sublinham a necessidade de utilizar sistemas de autenticação dos remetentes dos emails, quer através da identificação do endereço IP quer de assinaturas digitais, o que poderá evitar o spoofing.
O documento de 19 páginas (em formato pdf) contém vários tipos de recomendações, dirigidas aos ISPs, às empresas de envio de mensagens de email em massa legítimas e aos próprios utilizadores. Entre as recomendações para os consumidores ficam a utilização de software e ferramentas actualizadas de forma a protegerem as suas caixas de correio de spammers e os computadores de hackers, mas também é salientada a necessidade da indústria garantir informação e ferramentas que permitam uma escolha mais informada e a protecção ao nível certo.
"Os consumidores devem instalar ou activar firewalls nos seus PCs e software anti-vírus actualizado, em conjunto com ferramentas de monitorização para detectar a entrada de vírus, malware ou outro tipo de código suspeito", refere o mesmo documento. Estas recomendações não são de forma alguma novas, mas reforçam a ideia de que também os utilizadores têm um papel importante na limitação da evolução do spam.
Os ISPs devem por sua vez assumir também algumas medidas técnicas, nomeadamente o bloqueio ou a limitação do uso da porta 25, implementação de limites ao tráfego de saída de email, controle de sistemas de registo automático em contas de correio, encerramento de redireccionamentos e de relays abertos, assim como a detecção de computadores comprometidos. A estas medidas somam-se a maior necessidade de educação dos utilizadores e a adopção de um sistema eficaz de reclamações.
No início deste ano a ASTA lançou o seu primeiro assalto legal contra spammers, dirigido contra uma série de remetentes que utilizavam endereços de email falsos, numa clara violação da lei federal Can-Spam Act que entrou em vigor nos Estados Unidos a 1 de Janeiro.
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