O desafio lançado pelo presidente francês Jacques Chirac para o desenvolvimento de um motor de busca de "nacionalidade" europeia tem vindo a ganhar forma. Além da França, o "Quaero" conta desde o início com o apoio da Alemanha, com o grupo de media Bertelsmann próximo de conseguir a liderança do consórcio de empresas e outras entidades que apoiam o projecto na Alemanha, quando do lado francês a responsabilidade recai sobre a Thomson.



Já está assente que a parte francesa, que além da Thomson reúne a France Telecom e a Saint-Gobain, investirá 150 milhões de euros no projecto, através da Agência de Inovação Industrial. A Deutsche Telekom e a Siemens são até agora as empresas alemãs associadas à Bertelsman no apoio ao Quaero.



A ideia de criar um motor de busca a nível europeu foi apresentada por Jacques Chirac em Abril de 2005, na mesma ocasião em que foi sugerido o desenvolvimento de uma biblioteca multimédia a nível europeu, um anúncio que coincidiu com a suspensão de idêntica iniciativa de digitalização do Google (ver Notícias Relacionadas). Já mais recentemente, o presidente da França voltou a reiterar o seu apoio ao Quaero, defendendo que o lançamento do motor de busca deverá ser uma prioridade da Europa. "Actualmente desenha-se uma nova geografia do conhecimento e das culturas. No futuro, tudo o que não esteja disponível online correrá o risco de se tornar invisível para o resto do mundo", avisou num discurso.



O Quaero, palavra em latim que significa "procurar", irá utilizar técnicas avançadas de transcrição, indexação e tradução automática de documentos audiovisuais plurilingues, algo que já fazem alguns dos motores de busca actuais. Mas diz-se que o futuro motor de busca será o primeiro verdadeiramente multimédia e por isso um poderoso rival do Google.



Os responsáveis pelo projecto explicam que o Quaero não será um motor de busca Internet tradicional uma vez que fornecerá um conjunto variado de ferramentas multimédia para identificação e indexação de imagens, som e texto. Ao mesmo tempo, incluirá uma poderosa ferramenta de tradução capaz de "compreender" áudio, tal como texto. A Thomson e a Bertelsmann já indicaram que pretendem disponibilizar o Quaero em várias plataformas, incluindo PCs, dispositivos móveis e televisões digitais.


Notícias Relacionadas:


2005-10-03 - Yahoo prepara projecto de digitalização de livros concorrente ao do Google

2005-09-30 - Comissão Europeia propõe estratégia concertada para digitalização de conteúdos das bibliotecas

2005-04-29 - Chefes de Estado solicitam à UE criação de uma Biblioteca Digital Europeia